Experimentação Sensorial - Consequência Acidente de Trabalho

Laboratório Sensorial - Implementação


O que é?

Evento de laboratório de experimentação sensorial que não é mais do que a criação de diferentes cenários onde os colaboradores das empresas podem simular possíveis consequências de acidentes de trabalho:

    Qual a sensação de ter um acidente?

    Qual o impacto da consequência física no meu dia-a-dia?

Com o Laboratório Sensorial pretendemos criar alguns cenários em que as pessoas simulam consequência de acidentes de trabalho, sendo-lhes ao mesmo tempo pedido que realizem algumas tarefas básicas, que fazem parte do dia-a-dia.

Esta metodologia inicia-se com um processo de reflexão sobre momentos agradáveis da vida de cada um, destacando a importância do bem-estar físico nesses momentos. Após essa reflexão inicial é proposto que todos realizem algumas tarefas, distribuídas por diferentes cenários, correspondendo cada um a uma determinada limitação física.


Que possibilita?

    Promover a motivação individual para a adoção de comportamentos seguros através da experimentação de sensações resultantes de limitações físicas.

    Apelar ao sentimento e à sensibilização individual porque leva os colaboradores a vivenciarem uma possível consequência real de um acidente de trabalho. Trata-se de um evento com um efeito altamente emotivo e que pode produzir emoções fortes em colaboradores mais sensíveis.

Em que situações pode ser usado?

    Eventos corporativos de Segurança no Trabalho.

    Eventos empresariais de Segurança no Trabalho.

    Como forma de assinalar datas comemorativas relativas à segurança; Enquadrados na estratégia da empresa (reforço da Segurança).

    Como iniciativa de seguimento de projetos mais alargados na área da Segurança.

    Quando se pretende sensibilizar os colaboradores para a temática de segurança utilizando métodos inovadores.

Regressar à Página Safety Level Up

Banner Final 300x300