Formação e Serviços E-Learning

Plataformas E-learning Empresas

Formação E-learning. Em apenas 1 semana criamos um portal de formação para a organização cliente totalmente personalizado e à sua imagem.

Esta plataforma suporta a formação dirigida a qualquer colaborador assim como a parceiros e fornecedores:

  • para novos colaboradores.
  • desenvolvimento para colaboradores atuais.
  • para clientes, por exemplo, em novos produtos.

Suponhamos que determinada empresa recruta um novo colaborador. É-lhe atribuído um acesso à plataforma de formação. Ao aceder este novo colaborador tem à sua disposição todo o percurso formativo que a empresa delineou para a sua integração.

Fácil e simples! É só vantagens.

A grande vantagem para a empresa da formação e-learning de integração do novo colaborador assenta precisamente na possibilidade de todo este processo ser feito sem ocupar tempo aos responsáveis destes departamentos.

E mais, o fator “repetição” é uma grande mais valia. Isto é, a formação e os cursos online foram preparados uma única vez, podendo ser repetidos indefinidamente. Por isso, não existe os constrangimentos habituais para juntar turmas, o que, muitas vezes, leva ao adiamento da formação de integração. Cada indivíduo realização a formação quando quer e onde quer, com a fácil supervisão dos responsáveis que acompanham todo o processo.

Assista de seguida a um pequeno vídeo que exemplifica exatamente esta ideia.

Desenvolvimento de Conteúdos E-learning

E-Learning à medida para empresas

A Formação E-learning ou Formação B-learning tem vindo a crescer nos últimos anos. Os cursos online são suportados por uma plataforma de formação de ensino à distância (LMS), onde são disponibilizados aos formandos conteúdos (Vídeos, imagens, testes, manuais, entre outros). Fácil acesso em qualquer equipamento com ligação à internet (telemóvel, computador, entre outros) em qualquer horário.

Vivemos numa era em que quando queremos aprender algo novo, procuramos a forma mais rápida para o conseguir. O e-learning ou b-learning não substituem a formação presencial em todas as situações. Mas para formações curtas ou conteúdos de reciclagem, a formação à distância, é preferida pelos participantes e empresas.

Em outros casos, a formação presencial e a formação à distância (e-learning), misturam-se criando o blended e-learning (b-learning), parte da aprendizagem é realizada à distância e outra em sala.

Porque esta solução é tão procurada?

Num momento em que cada vez há mais solicitação de aprendizagem e em simultâneo é cada vez mais difícil parar as pessoas para entrarem na formação.

É neste ponto que a formação e-learning, com cursos online, assume um papel fundamental para ambas as partes. Colaboradores e empresas, com menor tempo de formação e menor tempo ausente do posto de trabalho. Com isto, a empresa consegue ter colaboradores mais aptos, produtivos, motivados e atualizados.

A LTM encontra-se no mercado há mais de 25 anos, nas áreas de formação de Manobração e Carga, Segurança Reativa e Segurança Técnica. Aproveitando a nossa experiência, e sempre à procura de novos desafios, a LTM encontra-se neste momento focada em desenvolver Formação E-Learning e Formação B-learning à medida para empresas.

E-Learning uma nova forma de aprendizagem!

Tanto o e-learning como o b-learning oferecem um leque imenso de vantagens e benefícios para todas as empresas.

Não consegue dispensar os seus colaboradores para horas de formação presencial? Então a Formação E-Learning ou Formação B-Learning são perfeitas para si.

Requalificação de Pessoas:

IOT e indústria 4.0 são cada vez mais a realidade em que vivemos. Apesar disso os estudos demonstram a crescente falta de recursos habilitados para trabalharem ativamente neste contexto. A requalificação das pessoas é facilitada por conteúdos que podem ser disponibilizados online, em e-learning ou b-learning. Mais do que isso, a própria realidade de usar o telemóvel para aprender, ser notificado para realizar um desafio à distância, capacitando os indivíduos ajudando as organizações à requalificação.

Vantagens da formação à distância (e-learning e/ou b-learning):

  • Não consegue tirar os seus colaboradores, o dia todo do seu posto de trabalho? Com a formação à distância os horários dos cursos online são flexíveis e organizados conforme a disponibilidade de cada um.
  • Deseja fazer reciclagem de algum tema? Pode fazer rápida atualização de conteúdos e partilha.
  • Nem todos os seus colaboradores estão no mesmo nível de conhecimentos? Pode realizar conteúdos personalizados, que se encaixem em cada perfil.
  • Facilita a interação.
    • As ferramentas utilizadas em e-learning proporcionam a troca de informação e de experiências entre os colaboradores de uma dada organização.
    • Através do E-Learning é possível criação de conteúdos mais interativos em Scorm, vídeos e textos.
  • Mais Flexibilidade: na formação à distância (e-learning ou b-learning) a gestão de tempo é bastante mais flexível e adequada às carências de quem frequenta a formação.
  • Redução de custos: na formação à distância, em e-learning ou b-learning é possível reduzir os custos associados a formação presencial.
  • Amplia a autoconfiança, a motivação e o sentido de responsabilidade dos formandos. Eles passam a ser gestores do seu tempo para a aprendizagem.
  • No e-learning ou b-learning, as aulas continuam disponíveis (ao contrário do Presencial) e podem ser assistidas quantas vezes o seu colaborador desejar, e assim consolidar melhor o conhecimento.
  • O e-learning ou b-learning permite um tipo de formação mais pessoal, mais individualizada.

Pretende algo mais personalizado?

Se deseja ter um conteúdos de formação à distancia desenhado à medida para a sua empresa, a LTM também desenvolve. Temos uma equipa pronta para desenvolver conteúdos, em e-learning ou b-learning, para a sua empresa. E para qualquer Learning Management System (LMS). Isto possibilita a personalização do conteúdo e a padronização do que deseja aprender.

Entregamos E-Learning para qualquer Learning Management System (LMS) ou Plataforma de Formação. Se a sua empresa trabalha por exemplo com o moodle, nós desenvolvemos as atividades e inserimos na sua plataforma de formação. Com o E-learning à medida é possível, alinhar as competências dos colaboradores às exigências da função de cada um.

Conteúdos que desenvolvemos:

Usamos a norma SCORM de forma a garantir a utilização dos cursos online mesmo fora da nossa plataforma de LMS. O Scorm é uma abreviação para: Shareable Content Object Reference Model (que podemos traduzir como “Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável”).

Desenvolvermos vários tipos de conteúdos para e-learning. Esse conteúdo permite que os formandos aprendam de uma forma mais interativa e individualizada.

Realizamos vídeos que podem ser apenas explicativos de uma matéria, ou até interativos. Na primeira opção são vídeos simples em que o formando vê e recolhe conhecimento sobre um determinado tema. No segundo, o formando vê o vídeo sobre o tema e no decorrer do mesmo surgem alguns desafios de aplicação.

Desenvolvemos também áudio, textos, gráficos, testes de avaliação, exercícios interativos. Mas o e-learning permite-nos muito mais. Podemos ir mais longe e criar simulações de cenários reais. Role Play com interações customizadas.

Estrutura dos conteúdos

Os cursos online, em b-learning ou e-learning, normalmente, encontram-se divididos por unidades de conhecimento, que representam graus de evolução. O formando é avaliado em cada módulo pelo seu desempenho. O que lhe permite no fim de cada módulo obter o feedback necessário para corrigir os erros e identificar os progressos efetuados.

Problemas de compatibilidade entre LMS (Learning Management System)?

Existem algumas barreiras para criar, partilhar e reutilizar conteúdo interativo. Com o H5P é possível quebrar essas barreiras facilitando a criação, manutenção e reutilização de conteúdo.

Gostou da ideia, mas tem dúvidas se pode ser compatível com o seu portal ou plataforma de formação e-learning?

Os nossos conteúdos são desenvolvidos para qualquer LMS, Plataforma de Formação ou Portal. Colocamos o produto na sua plataforma ou portal. Se utiliza o Moodle não se preocupe tudo isto é compatível.

E-learning uma nova forma de estar!

Licenciamento de Conteúdos

LTM é uma entidade formadora. Mais do que conteúdos, a nossa proposta de valor pretende disponibilizar percursos formativos, por curso, coerentes e alinhados com a aprendizagem pretendida. A equipa responsável pelo desenvolvimento da formação em e-learning disponibilizada por LTM é a mesma equipa que organiza e leciona formação presencial. Conhecemos o publico alvo. Interagimos com esse publico, em contexto de formação, desde 1995.
Através do nosso catálogo de formação de E-learning, é possível ver a estrutura de cada curso, alinhamento de atividades, instrumentos de avaliação previstos, etc.

Em que situações poderá ser utilizado?

O licenciamento de conteúdos ou venda de conteúdos e-learning é a opção ideal para empresas que já possuem um Learning Management System (LMS) e que necessitam de integrar novos conteúdos de formação e-learning na sua plataforma. Por exemplo, uma empresa que quer dinamizar formação para a sua equipa de socorristas ou de combate a incêndios. A LTM entrega ao cliente os cursos e-learning pretendidos para que possam ser integrados no seu Learning Management System (LMS) e disponibilizados aos colaboradores.

A principal razão que tem levado as empresas a apostar neste tipo de soluções, prende-se com o facto de já têm o seu próprio Learning Management System (LMS), mas o mesmo está desaproveitado. Por isso, pretendem potencializar a sua plataforma de formação e encher os seus LMS com cursos -learning novos.

Como fazemos?

A plataforma de formação da sua empresa não é a mesma da de LTM? Isso não é um problema. Os nossos conteúdos são desenvolvidos para qualquer Learning Management System (LMS). Colocamos o produto na sua plataforma de formação. Com o H5P é possível quebrar essas barreiras facilitando a criação, manutenção e reutilização de conteúdo.

Workflow

Neste caso, o processo de licenciamento ou venda de conteúdos e-learning respeita, tipicamente, as seguintes etapas:

  • Empresa seleciona cursos pretendidos.
  • Atribuído acesso por 2 dias aos cursos selecionados, na plataforma LTM, para overview.
  • Empresa confirma adjudicação dos cursos selecionados.
  • LTM entrega conteúdos dos cursos selecionados. Caso o Learning Management System (LMS) da LTM e da Empresa cliente seja o mesmo, a transferência é feita diretamente para a plataforma de formação da empresa, sendo cedido a LTM um utilizador com permissões para o efeito. Essa transferência inclui definição dos percursos de aprendizagem por curso e regras de conclusão/avaliação. Prazo estimado: 1 semana. Caso contrário, a transferência é feita através de suportes transferíveis, nomeadamente, vídeos, excel com perguntas e pacote SCORM. A entidade cliente deve confirmar os formatos possíveis.
  • Após entrega, LTM faz um acompanhamento por 20 dias, garantindo correções (sem custo) ou adaptações dentro das cargas de serviço previstas.

Soluções Pré Concebidas Para Empresas

E-LearningOnboarding

O E-Learning nos últimos anos tem vindo a crescer e ajudado a requalificar as pessoas sem ocupar muito tempo. A LTM, após anos de experiência na formação nas áreas de Segurança Reativa e Técnica, decidiu apostar também na formação com base o e-learning ou o b-learning. O E-Learning é perfeito para as pequenas formações ou mesmo para a reciclagem de conteúdos.

Lembra-se do primeiro dia que começou a trabalhar na sua empresa?

O desconforto, o não saber como funciona a empresa, as regras e os procedimentos da empresa. E o quão dispendioso para a empresa é ter alguém durante dias a ensinar as regras e os procedimentos?

Cada vez mais, temos menos tempo para acompanhar os novos colaboradores. Integrar um novo funcionário é das coisas mais importantes a longo prazo. Não só na perspetiva do sucesso profissional do colaborador, mas também da empresa. Com o E-Learning Onboarding é possível tornar esse momento menos desconfortável e menos dispendioso. O E-learning Onboarding permite compreender, receber e integrar os novos colaboradores. Em determinados contextos compreende também a integração de trabalhadores de prestadores de serviços.

Com o elearning Onboarding é possível desenvolver conteúdos sobre os documentos institucionais, onde se fala sobre as regras e procedimentos, de forma mais interativa.

Exemplos do que podemos inserir é o procedimento a seguir para obter equipamentos de proteção individual, qual o processo de marcação de férias. Sendo que estes conteúdos em e-learning são sempre mais interativos.

Como pode ser aplicado?

Qualquer pessoa que entre pela primeira vez na empresa, ou mesmo os atuais colaboradores, podem ficar informados dos procedimentos vigentes. Podendo no fim do curso e-learning, realizarem um pequeno desafio que teste os seus conhecimentos.

Formação E-learning Onborading

Estes conteúdos podem ser vídeos explicativos, Scorm, H5P, documentos, áudio e alguns desafios.

Podemos também criar um vídeo com uma mensagem única de boas vindas. Esta atividade ajuda a integração na cultura da empresa.

No final desta formação, se usarem a nossa plataforma o responsável da formação consegue ter acesso aos relatórios daquilo que o colaborador realizou, ficando com uma melhor noção sobre se este se encontra pronto para ali trabalhar. O portal da formação para as empresas vem, assim, facilitar e agilizar uma série de processos e procedimentos internos com os quais se despendesse muito tempo e em que o resultado final, nem sempre, é o mais desejado.

Vantagens do E-learning OnBoarding:

  • Ajuda a manter o colaborador mais motivado e confiante no seu trabalho.
  • O colaborador fica a entender quais são as suas funções a 100 % e o que se espera dele.
  • Quando se chega a uma nova empresa o processo de integração é sempre difícil. Com o E-Learning Onboarding fica mais fácil.
  • Desenvolver conteúdos que falem sobre os valores e cultura da empresa para os novos colaboradores.

Com o E-learning Onboarding fica mais fácil um colaborador ser integrado na nova empresa, sem que a empresa gaste muitos recursos financeiros com isso.

E-LearningPartner Training

Muitas vezes é difícil garantir que os fornecedores e parceiros com que se trabalha, respeitam e entendem a cultura da empresa e também as regras de segurança.

Formação E-learning Training Partner

O E-learning Partner Training pode ser uma forte ferramenta para explicar aos seus parceiros/ fornecedores os seus valores, regras de segurança e aquilo que é a cultura da empresa. A LTM desenvolve E-Learning à medida para que possa passar os seus valores e regras, aos seus parceiros/fornecedores, sem gastar muitos recursos.

O que podemos fazer?

No E-learning Partner Training, podemos desenvolver conteúdos de vídeos (sobre as regras, com vídeos de boas-vindas), conteúdos Scorm, áudio, documentos e testes para validação de conhecimentos. Pode desenvolver várias atividades interativas e no fim testar os seus fornecedores e parceiros. Com um simples

teste ou exercício interativo pode ficar a saber o que sabem de facto sobre a sua empresa. Pode até usar esse teste para saber o nível que se encontra o seu fornecedor perante os restantes, e assim ter uma tabela de nível para os seus parceiros.

Com o E-Learning Partner Training tudo fica mais simples.

Com e E-learning Partner Training a aprendizagem fica mais fácil, Ajuda a conseguir um clima de colaboração adequado com os fornecedores. Perfeito para coordenar os interesses de compra com os da empresa. Se procura algo diferente e ao mesmo tempo que facilite e ajude a passar as regras e os valores da empresa para os fornecedores o E-Learning Partner Training é perfeito para si.

Através do E-Learning Partner Training pode saber o nível e testar a qualidade de serviço do seu fornecedor/parceiro. Conheça também outra forma de E-Learning que a LTM desenvolve, a pensar nos seus consumidores.

E-Learning – Customer Training

O E-Learning tem vindo a ganhar alguma importância nos últimos anos. O e-learning é uma plataforma de aprendizagem à distância, onde são disponibilizados aos formandos conteúdos (Vídeos, imagens, testes, manuais, entre outros), que são de fácil acesso.

Formação E-Learning Customer Training

Numa indústria 4.0 a forma mais fácil de estarmos perto dos nossos consumidores é através das novas tecnologias. Sabemos que atualmente grande parte destes têm em seu poder um smartphone. Por isso, uma das melhores formas de lhes ensinar a como mexer melhor num novo equipamento, é através do e-learning.

Como pode ser aplicado?

De certeza que já comprou um produto novo que necessitou de alguma pesquisa para entender como este funciona. Ao oferecer isto aos seus consumidores, evita o desconforto do desconhecido. O e-learning permite criar conteúdos interativos, de forma a ajudar os consumidores finais a conhecer as especificidades de um determinado produto que acabaram de comprar.

Com este tipo de e-learning, que é desenvolvido a pensar no consumidor, ajuda a conseguir criar uma relação de proximidade e de valor. Transmitindo mais valor à sua marca/empresa.

Só tem vantagens, desenhar um e-learning para os seus consumidores.

Através do E-Learning Customer Training é possível levar os mesmos a criar uma relação mais forte e fiel à marca, visto que se sentirão mais ajudados e compreendidos. A LTM ajuda a desenvolver estes tipos de e-learning à medida, pensar na necessidade do seu consumidor.

Conheça também o E-Learning que desenvolvemos para os seus parceiros e fornecedores.

E-Learning- Compliance Training

Compliance significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. Ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. O objetivo principal é promover uma cultura empresarial de cumprimento das normas aplicáveis ao setor do negócio, sejam elas de natureza legal ou internas.

Já não sabe o que pode fazer para transmitir as regras?

Formação E-Learning Compliance TrainingNós temos a solução para si. E se criasse um e-learning sobre isso?  Uma maneira muito mais interativa, e assim conseguir que os seus colaboradores fiquem mais empenhados e motivados quanto às regras legais e internas da empresa.

Com o E-Learning Compliance Training tem a possibilidade de fortalecer a formação dos seus colaboradores. Através de cursos específicos dentro das nossas áreas de formação, fazemos a criação, introdução e gestão de conteúdos para este tipo de e-learning.

O E-learning Compliance permite dar a conhecer algumas questões relacionadas com a segurança da empresa, como por exemplo o plano de evacuação.

Como garantir que um colaborador conhece o plano de evacuação?

Provavelmente pode fazer todos os anos o simulacro. Mas nas empresas, entram e saem pessoas todos os dias. Por isso não chega fazer todos os anos o simulacro. Porque não faz uma formação em E-Learning com suportes interativos? Assim, vai garantir que as pessoas conhecem as regras e no fim os seus conhecimentos sejam testados, dando assim a conhecer aos novos colaboradores como funciona a empresa.

Estes cursos podem ser realizados para cumprir obrigações legais ou apenas para explicar as regras das empresas. Após uma formação ou uma simples atividade coletiva de sensibilização para alguns atos de segurança, é possível criar um pequeno curso de atividades de aprendizagem. São exemplo dessas mesmas atividades: mensagens personalizadas, testes recordatórios, vídeos ou imagens apelativas, a fim de reforçar e focar alguns temas abordados que podem ser facilmente esquecidos.

O fato de ser em E-Learning facilita no processo de captação de atenção, interesse e memorização do formando ao tornar-se mais cativante para o mesmo.

Além dos benefícios financeiros, o E-Learning- Compliance Training atua na redução do número de processos judiciais, multas, infrações. Dada a facilidade de disponibilização e a capacidade de passar mensagens simples em espaços de tempo curto, o vídeo corporativo é claramente uma alternativa para as organizações garantirem o compliance.

Sem dúvida uma nova forma de ensino que ajuda a enaltecer as competências dos seus colaboradores e enriquecer a segurança da sua empresa.

Servicos de Formacao E-Learning