Laboratório Sensorial
O que é?
No laboratório sensorial experimentamos a incapacidade resultante de um acidente! Sentimos a deficiência e a limitação! O quanto uma pequena luxação nos pode dificultar o abraçar um bebé ou o que sente um invisual perante um percurso simples até chegar ao café!
Para quê? Para causar impacto em cada de nós! Pretende-se apelar ao sentimento e à sensibilização individual levando os colaboradores a vivenciarem uma possível consequência real de um acidente de trabalho e que pode produzir emoções fortes em colaboradores mais sensíveis.
Esse impacto é o gatilho para uma atitude diferente perante o risco.
A entrega do serviço compreende duas componentes; uma de educação e outra de comunicação.
Contexto organizacional
Num ambiente corporativo em que já todos tiveram formação tradicional, já estão “diplomados” em uso de EPI’s por exemplo, o que faz a diferença na redução dos acidentes e incidentes de segurança são os comportamentos individuais, é a forma como o individuo age perante o risco!
Não basta saber, é preciso estar alerta! E esta atitude é promovida pelo Laboratório Sensorial! É uma forma diferente de aprender a trabalhar em segurança!
Como é operacionalizado?
O Laboratório de Sensorial de Segurança envolve todos os colaboradores da fábrica ou de uma Direção e associado à componente de educação há uma componente de comunicação.
Laboratório Sensorial de Segurança enquanto atividade de formação
Esta atividade tem normalmente a duração de 1 a 2 horas por grupo.
Esta metodologia inicia-se com um processo de reflexão sobre situações agradáveis da vida de cada um, destacando a importância do bem-estar físico nesses momentos.
Após essa reflexão inicial é proposto que todos realizem algumas tarefas, distribuídas por diferentes cenários, correspondendo cada um a uma determinada limitação física. Em cada um destes espaços (laboratório sensorial) as pessoas simulam consequência de acidentes de trabalho, sendo-lhes ao mesmo tempo pedido que realizem algumas tarefas básicas com os adereços associados à limitação física (as limitações físicas correspondem às mais comuns naquele ambiente de trabalho).
Desta maneira apercebem-se do grave impacto que uma pequena distração pode causar!
Laboratório Sensorial de Segurança componente de comunicação e evento
Em simultâneo à dinâmica de grupos em atividades de formação, o espaço de trabalho é “embelezado” com meios de comunicação visuais alusivos ao tema da Segurança, como cartazes, por exemplo.
Dai que o laboratório sensorial seja por vezes associado a eventos corporativos de Segurança no Trabalho; Eventos empresariais de Segurança no Trabalho, Dia da Segurança, etc.
Resultados:
Apesar da baixa carga de ocupação por pessoa, os participantes transmitem um alto grau de satisfação com o evento e na generalidade dos casos demonstram surpresa e agrado com o método e impacto provocado.