Técnicas de Combate a Incêndios 

Técnicas de Combate a Incêndios dá resposta aos requisitos legais, como a Lei 102/2009 publicada em Diário da República define que “o empregador deve formar, em número suficiente, tendo em conta a dimensão da empresa e os riscos existentes, os trabalhadores responsáveis pela aplicação das medidas de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores”.

Formação Técnicas de Combate a Incêndios

Este curso de formação de Prevenção e Técnicas de Combate a Incêndios é dirigido a operacionais, chefias intermédias e quadros de empresas. Especial enfoque sobre os que fazem parte das Brigadas e Equipas de Primeira Intervenção.

A formação de Prevenção e Combate a Incêndios, para além da exposição teórica associada aos incêndios, o curso contém um módulo de treino prático na sua extinção através da formação na utilização de extintores.

Assim, o principal objetivo do curso de Prevenção e Segurança no Combate a Incêndios passa por formar as brigadas de primeira intervenção (de incêndios). Neste sentido, respeita a Lei 102/2009, DL 220/2008 e Portaria 1532/2008.

Este curso de formação de Prevenção e Segurança no Combate a Incêndios, visa habilitar os colaboradores que constituem as equipas de brigadas de combate a incêndios das empresas com conhecimentos que lhes permitam intervir no combate a incêndios, em edifícios/instalações (com recurso a equipamentos de primeira intervenção), e garantir a evacuação dos seus ocupantes. Para além disso, pretende dotar os formandos de técnicas para um correto manuseamento de extintores.

O curso de formação de prevenção e segurança no combate a incêndios apresenta duração de 4 horas. Poderão ser alocados até 12 colaboradores por turma.

Principais conteúdos e temáticas:

Formação em técnicas de combate a incêndios, nomeadamente sobre o uso de extintores e a utilização do carretel. O objetivo é dotar os formandos de competências que lhes permitam atuar numa situação de um pequeno foco de incêndio. Por isso, este curso contempla uma carga formativa em sala. Posteriormente, está prevista uma componente prática que inclui a utilização de extintores e do carretel. São abordados conteúdos como:

– Risco de Incêndio.

– Fenomenologia da Combustão.

– Extinção de Incêndios.

– Utilização de Extintores.

– Entre outros.

Pode ser realizada quer nas instalações do cliente, caso este disponha de condições adequadas, quer numa corporação de bombeiros. Chamamos a atenção para a necessidade de, caso a formação se realize nas instalações do cliente, e por questões de segurança, ser obrigatória a utilização de um simulador a gás para o treino prático.

O curso de Combate a Incêndios não inclui extintores para utilização na formação a realizar nas instalações do cliente. Apenas inclui a máquina de fogo. Recomendamos a utilização de extintores próximo da data de reciclagem, como forma de minimizar custos.

Curso Técnicas de Combate a IncêndiosObjetivos do Curso:

No final da formação em Técnicas Combate a Incêndios, os participantes estarão aptos a:

– Identificar corretamente: os 4 elementos da fenomenologia da combustão. As 4 classes de fogos. Os 4 métodos de extinção. Os agentes extintores de acordo com a natureza dos materiais e condições presentes, responsáveis pelo fogo, avaliando todos os fatores de risco presentes.

– Reconhecer os diversos tipos de extintores de incêndio: adequar a técnica de combate à utilização dos extintores.

– Identificar e usar as redes de incêndio.

– Analisar e aceder aos sistemas automáticos de deteção e extinção de acordo com as normas previstas nos respetivos regulamentos e manuais de instrução. Garantir o controlo do incêndio até à sua extinção.

– Manipular os extintores de acordo com a natureza dos materiais e fatores favoráveis à propagação do fogo. Garantir a extinção do fogo.

Entregas:

– Manual do Curso.

– Certificados de Frequência (SIGO sem avaliação / DGERT).

– Dossier Técnico-Pedagógico.

Utilização de Extintores

Os extintores são equipamentos de proteção ativa no combate a incêndios. Não é um meio para combater fogos de grandes dimensões. Porém, pode revelar-se fundamental para evitar que um foco de incêndio se propague e transforme num incêndio de difícil extinção.

Os extintores servem para combater um incêndio enquanto este ainda se encontra numa fase inicial. Tendo uma carga limitada, os extintores podem esgotar-se em poucos segundos, pelo que é fundamental saber como e quando utilizá-los.

No curso de formação de prevenção e técnicas de combate a incêndios de LTM irá saber como utilizar corretamente e em segurança estes equipamentos.

Como funcionam os Extintores?

Os extintores são reservatórios cilíndricos feitos de metal. Contêm no interior produtos próprios para o combate de incêndios, como água, pó químico, dióxido de carbono ou espuma.

Para além do produto utilizado para proceder à extinção do incêndio, dentro do extintor existe geralmente um pequeno reservatório. Este contém uma substância comprimida – normalmente o azoto.

Quando se aciona o manípulo do extintor, o azoto é libertado no interior do reservatório que contém o produto extintor.

Assim que o azoto ocupa o reservatório maior, os produtos utilizados para proceder à extinção do incêndio são expelidos para o exterior através da mangueira de descarga do extintor.

Como manusear o extintor?

Os agentes extintores contidos nestes equipamentos têm uma carga limitada e esgotam-se rapidamente. Por isso, é crucial saber utilizar estes equipamentos correctamente:

– Retirar a cavilha de segurança do extintor.

– Apontar o jato à base do fogo.

– Primir o manípulo de descarga.

Regras para manuseamento do extintor em Segurança

– Só se deve utilizar um extintor quando o fogo é de pequena dimensão e está sob controlo.

– Antes de atacar as chamas, assegure-se que já todos abandonaram a área atingida e que ninguém precisa de ajuda.

– Se a área onde se encontra o fogo estiver cheia de fumo, abandone rapidamente o local. Não se esqueça que a inalação de fumos tóxicos é uma das principais causas de morte em situações de incêndio.

– Em casa tenha um extintor do tipo ABC porque este pode ser utilizado nos diversos tipos de fogo. Escolha um extintor que seja relativamente grande. O seu tamanho e peso não devem comprometer a facilidade de utilização do mesmo.

– Certifique-se sempre que os extintores que compra estão de acordo com a atual legislação em vigor.

– Antes de utilizar um extintor leia as instruções e familiarize-se com a forma mais correta de o utilizar.

Curso de Formacao Tecnicas de Combate a Incendios