Manobração de Pontes Rolantes

O Curso Formação de Manobração de Pontes Rolantes dá resposta ao cumprimento de obrigações legais. Conforme a Autoridade Para as Condições do Trabalho (ACT), entende-se por “habilitado”, o colaborador que conclui com aproveitamento (formação com avaliação) uma ação de formação no respetivo equipamento. A emissão de certificado, neste caso, de manobrador de pontes rolantes, deverá ser feita através da plataforma SIGO. O curso de formação de pontes rolantes de LTM responde a estes requisitos.

manobração de pontes rolantesDestinatários do Curso de Formação de Operação de Pontes Rolantes.

Curso de Formação dirigido a Manobradores e/ou Operadores com necessidade de manobração de equipamentos de elevação – pórticos e vários tipos de pontes rolantes em ambiente de armazém ou produção.

Este curso tem a duração de 8 horas.

4 horas destinam-se à componente teórica (exposição em contexto de sala). As outras 4 horas à componente prática (exercícios de manobração da ponte rolante e pórtico).

Este curso possui limite máximo de 12 formandos por turma.

A vertente teórica do curso tem como objetivo dotar os manobradores de competências ao nível do “know-why” do funcionamento das pontes rolantes e pórticos, incluindo normas de segurança.

A vertente prática inclui exercícios práticos, como simulação de manobras. Para além disto, serão aplicadas checklists de verificação prévia em Segurança de Pontes Rolantes e Pórticos e simulação de manobras.

Esta formação é ministrada nas instalações da empresa e com os equipamentos disponibilizados por esta. Acreditamos desta forma que os formandos retirarão maior proveito da formação ao praticarem nas pontes rolantes e pórticos com os quais trabalham diariamente.

Para operadores que apresentem mais dificuldades na Manobração ou Operação dos equipamentos de elevação de cargas, o curso de formação deverá ser complementado com processo de coaching individual.

operação de pontes rolantesObjetivos do Curso de Formação de Manobração de Pontes Rolantes e Pórticos.

– Capacitar os formandos para a implementação de práticas mais seguras na manobração e operação de Pontes Rolantes e Pórticos.

– Reduzir o numero de acidentes e/ou incidentes causados pela manobração destes equipamentos de elevação de carga.

– Aumentar a produtividade da utilização dos mesmos.

– Capacitar os manobradores para a avaliação de riscos associados a cada operação.

– Muni-los de conhecimentos sobre princípios associados à manobração e operação do equipamento e condições de segurança.

– Reforçar a sua autonomia técnica no desempenho da função.

– Fomentar a capacidade para efetuar as verificações básicas ao equipamento.

Entregas.

– Manual do Formando.

– Certificados de Formação (SIGO/DGERT).

– Dossier Técnico-Pedagógico.

Mais informação.

O Curso de Formação de Pontes Rolantes de LTM certifica os manobradores ou condutores das empresas, nomeadamente, no que diz respeito às obrigações das empresas ao nível de manobradores de equipamentos (Decreto Lei 50/2005).

A formação de Pontes Rolantes combina métodos expositivos e práticos. Contempla uma componente teórica com informações sobre riscos, regras e segurança, assim como uma forte componente prática. Esta última componente do curso de pontes rolantes assenta na execução de treino prático, com simulação de exercícios, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da componente teórica.

São várias as situações de risco na operação e condução com pontes rolantes. Por isto, é extremamente importante o operador deste equipamento conhecer e cumprir todas as normas de segurança recomendadas para este serviço. O objetivo será o de minimizar tanto quanto possível a ocorrência de um acidente envolvendo esta operação.

Em suma, a formação de LTM é certificada pela DGERT, tem avaliação e os certificados, para os formandos aptos, são emitidos na plataforma SIGO (plataforma nacional de registo de formação).

Curso Formacao Pontes Rolantes