Operação e Manobração de Pontes Rolantes

Curso de Formação dirigido a Manobradores e/ou Operadores com necessidade de manobração de equipamentos de elevação – pórticos e pontes rolantes em ambiente de armazém ou produção.

A Formação dos manobradores e/ou operadores tem a duração de 8 horas, geralmente divididas em 4 horas destinadas à componente prática e 4 horas dedicadas à componente prática. Este curso possui limite máximo de 12 formandos por turma.

A vertente teórica do curso tem como objetivo dotar os manobradores de competências ao nível do “know-why” do funcionamento dos equipamentos, incluindo normas de segurança.

A vertente prática inclui exercícios práticos: Aplicação de Check Lists e Simulação de Manobras.

O curso de formação de Pontes Rolantes será ministrado nas instalações do cliente e com os equipamentos disponibilizados por este, pois acreditamos que os formandos retirarão maior proveito da formação ao praticarem nas pontes rolantes com as quais trabalham diariamente.

Para operadores que apresentem mais dificuldades na Manobração ou Operação do equipamento, o curso de formação deverá ser complementado com processo de coaching individual.

Objetivos:

  • Capacitar os formandos para a implementação de práticas mais seguras na manobração e operação de Pontes Rolantes.
  • Reduzir o numero de acidentes e/ou incidentes causados pela manobração destes equipamentos.
  • Aumentar a produtividade da utilização dos mesmos.
  • Capacitar os manobradores para a avaliação de riscos associados a cada operação.
  • Muni-los de conhecimentos sobre princípios associados à manobração e operação do equipamento e condições de segurança.
  • Reforçar a sua autonomia técnica no desempenho da função.
  • Fomentar a capacidade para efetuar as verificações básicas ao equipamento.

Entregas:

  • Manual do Formando.
  • Certificados de Formação (SIGO/DGERT).
  • Dossier Técnico-Pedagógico.

Obrigação da empresa ao nível de manobradores de equipamentos (Decreto Lei 50/2005)

Decreto-Lei 50/2005 determina as prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho.

Os equipamentos de trabalho automotores (empilhadores, pontes rolantes, plataformas elevatórias e outros) só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.

Conforme Guia Prático sobre Segurança de Máquinas e Equipamentos publicado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), entende-se por “habilitado”, o colaborador que conclui com aproveitamento (formação com avaliação) uma ação de formação no respetivo equipamento, e cuja emissão de certificado seja feita através da plataforma SIGO.

A formação de LTM responde a estes requisitos. Conheça o conteúdo dos cursos, descarregando a proposta ou coloque-nos questões adicionais que queira ver respondidas através dos nossos contactos ou chat.

OBTER PROPOSTA