Laboratório Sensorial

Com o Laboratório Sensorial pretendemos criar alguns cenários em que as pessoas simulam consequência de acidentes de trabalho, sendo-lhes ao mesmo tempo pedido que realizem algumas tarefas básicas, que fazem parte do dia-a-dia de todos nós. Esta metodologia inicia-se com um processo de reflexão sobre momentos agradáveis da vida de cada um, destacando a importância do bem-estar físico nesses momentos. Após essa reflexão inicial é proposto que todos realizem algumas tarefas, distribuídas por diferentes cenários, correspondendo cada um a uma determinada limitação física.

Com isto, é possível promover a motivação individual para a adopção de comportamentos seguros através da experimentação de sensações resultantes de limitações físicas. É um evento que apela ao sentimento e à sensibilização individual porque leva os colaboradores a vivenciarem uma possível consequência real de um acidente de trabalho. Trata-se de um evento com um efeito altamente emotivo e que pode produzir emoções fortes em colaboradores mais sensíveis.

Em que situações pode ser usado? Eventos corporativos de Segurança no Trabalho; Eventos empresariais de Segurança no Trabalho; Como forma de assinalar datas comemorativas relativas à segurança; Enquadrados na estratégia da empresa (reforço da Segurança); Como iniciativa de seguimento de projectos mais alargados na área da Segurança; Quando se pretende sensibilizar os colaboradores para a temática de segurança utilizando métodos diferenciadores.

Obter Proposta