Curso de Formação INEM – Suporte de Básico de Vida Adulto

INEM - Suporte Básico de VidaO curso de formação Suporte Básico de Vida INEM resulta da necessidade de incorporar as mais recentes recomendações emanadas pelo European Resuscitation Council (ERC) Guidelines 2015, relativamente ao suporte básico de vida (SBV), representando o estado da arte quanto aos procedimentos a adotar perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR).

A paragem cardio-respiratória (PCR) ou outras emergências cardiovasculares são uma das principais causas de morte na Europa.

Cada minuto de atraso diminui a sobrevida. Porém, o início imediato das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) por quem presencia o colapso da vítima, aumenta significativamente a sobrevida da mesma.

O conceito de cadeia de sobrevivência tem servido de base ao desenvolvimento de um volume significativo de conhecimento científico que se tem traduzido em inúmeras vidas salvas. Assim, o Suporte Básico de Vida (SBV) consiste num conjunto de procedimentos realizados sem recurso a equipamento específico. Tem como objetivo a manutenção da vida e o ganho de tempo, até à chegada de ajuda especializada. Salvar uma vida envolve uma sequência de passos. 1) capacidade de executar compressões torácicas de alta qualidade. 2) domínio da cadeia de sobrevivência. 3) Posição Lateral de Segurança (PLS).

Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de morbilidade e mortalidade associados à PCR. Para além disso, aumentam, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.

Síntese e Destinatários.

Suporte Básico de Vida INEM é um curso de formação que se destina a profissionais de saúde e leigos. Pretende dotar os colaboradores das empresas de competências que lhes permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR).

Este curso de formação tem a duração de 4 horas (1 dia). Possui limite mínimo de 4 formandos por turma e limite máximo de 6 formandos por turma. O curso de formação Suporte Básico de Vida INEM é realizado nas instalações da empresa.

Qualificação válida por 5 anos.

Este curso de formação aborda conteúdos como:Suporte Básico de Vida INEM

– Cadeia de Sobrevivência

– Riscos para o Reanimador.

– Algoritmo de SBV.

– Posição Lateral de Segurança.

– Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea.

A LTM Consultoria, Lda. encontra-se acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Média (INEM) para proporcionar formação em Suporte Básico de Vida desde 2017.

Objetivos do Curso de Formação INEM – Suporte Básico de Vida INEM.

– Compreender o conceito da cadeia de sobrevivência.

– Identificar os riscos potenciais quer para a vítima quer para o reanimador.

– Saber reconhecer uma vítima em PCR.

– Saber ativar os serviços de emergência médica numa situação de PCR.

– Compreender o conceito e os procedimentos para executar manobras de suporte básico de vida.

– Saber como e em que situações se coloca uma vitima em PLS.

– Identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar de forma adequada as manobras de desobstrução.

Ao realizar o curso de Suporte Básico de Vida, o formando ficará com competências para abordar a vítima em segurança. Saberá reconhecer a pessoa inconsciente em paragem cardio-respiratória. Saberá também quando pedir ajuda, executar a abordagem básica da via aérea, massagem cardíaca e a posição lateral de segurança. Por fim, identificará a obstrução de via aérea por corpo estranho e atuar.

Entregas.

– Manual de formação.

– Certificados de Formação (SIGO / DGERT).

– Dossier técnico-pedagógico.

Após garantir as condições de segurança do local onde se encontra a vítima, verifique se esta está consciente. Abane suavemente os ombros e chame por ela. No caso de a vítima não responder, considere que está desmaiada (inconsciente). Avalie depois se respira, recorrendo à técnica VOS: Ver se o tórax expande, Ouvir a passagem do ar e Sentir a respiração na face.

Caso a vítima não respire, ligue de imediato 112 (ou garanta que alguém o faz). Recorra à alta voz do seu telemóvel, e se necessário abandonando a vítima.

Depois inicie o Suporte Básico de Vida até a vítima recuperar ou chegar ajuda diferenciada.

Informações.

– Não são permitidas Faltas;

– Utilização de vestuário confortável e calçado prático;

– O curso de Suporte Básico de Vida INEM não confere a credenciação de socorrista, garante sim que o formando está apto para atuar em caso de paragem cárdio-respiratória.

Por isso, no final do curso de formação, os formandos terão adquirido competências que lhe permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR).

Curso de Formacao INEM – Suporte de Basico de Vida Adulto