Manuseamento de Produtos Químicos

Manuseamento de Produtos Químicos: a crescente e cada vez mais complexa utilização de produtos químicos tem levado ao desenvolvimento de regulamentações específicas e normativas para vários setores (transportes, produção, locais de trabalho, agricultura, comércio e consumo).

A gestão adequada dos produtos químicos perigosos requer informações acerca das propriedades perigosas e medidas de controlo de produtos, como forma de proteger a saúde humana e o meio ambiente.

A gestão segura de produtos químicos inclui sistemas pelos quais os perigos químicos são comunicados a todos aqueles potencialmente expostos, incluindo trabalhadores, consumidores, equipas de resposta a emergências e o público.

Apresentação

É importante saber quais os produtos químicos que estão presentes e/ou são usados, quias os perigos com impacto na saúde humana e no ambiente e os meios para controlá-los.

Os sistemas de rotulagem e classificação existentes definem os potenciais perigos dos produtos químicos para os diferentes grupos de pessoas citados acima.

Embalagens externas para produtos perigosos transportados devem dar resposta a exigências de elementos dos rótulos, identificação dos produtos e símbolos de perigo.

Exigências de transporte são adicionais às exigências para local de trabalho ou rótulos para utilizadores finais. Assim, importa conhecer o enquadramento legal e normativo e as boas práticas na Gestão de Produtos Perigosos.

manuseamento de produtos químicosManuseamento de Produtos Químicos é um curso de formação é direcionado a Operacionais e Chefias Intermédias. Aborda especificamente a questão dos riscos químicos numa vertente teórica e prática através da identificação de práticas incorretas.

O armazenamento de produtos químicos perigosos deve obedecer ao um conjunto de regras que vão desde a construção do armazém até à organização dos produtos por classes de perigo, tendo em conta as incompatibilidades químicas. Dado que a classificação dos produtos químicos perigosos sofreu alterações devido à publicação do Regulamento Europeu de Classificação, Rotulagem e Embalagem de Substâncias e Misturas Químicas (Regulamento CLP – Regulamento (CE) n.º 1272/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de dezembro), é necessário identificar bem os riscos de cada classe de modo armazenar e manusear estes produtos em segurança.

Síntese e Estrutura do Curso de Manuseamento de Substâncias Perigosas

O curso de formação de materiais ou substâncias perigosas apresenta duração de 8 horas. Possui limite de 14 formandos por turma.

Neste curso de formação de Manuseamento de Materiais Perigosos são abordados conteúdos como:

– Conceitos Básicos de Higiene e Segurança.

– Riscos Químicos.

– Princípios Gerais da Ação Preventiva.

– Vantagens da Ação Preventiva.

– Manuseamento, Armazenamento e Transporte de Produtos Químicos.

– Armazenamento de Produtos Químicos.

– Derrames de Produtos Químicos.

– Classificação, Embalagem e Rotulagem.

– Rotulagem de Substâncias e Misturas.

– Ficha de Dados de Segurança.

– Impacto Ambiental na Utilização de Produtos Químicos.

– Produtos Químicos e meio ambiente.

Objetivos do Curso de Manuseamento de Materiais ou Substâncias Perigosas.

– Diminuir o Nº de Acidentes de Trabalho.

– Permitir a Implementação de Práticas (Mais) Seguras ao nível dos químicos utilizados na empresa.

manuseamento de substâncias perigosasEntregas.

– Manual do Formando.

– Certificados de Formação (não SIGO/DGERT).

– Dossier Técnico-Pedagógico.

Curso de Formacao Manuseamento de Produtos Quimicos