Manobração de Empilhadores

Curso de Formação Manobração de Empilhadores dá resposta à necessidade de cumprimento do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de Fevereiro. Por isso, “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.”

Conforme a Autoridade Para as Condições do Trabalho (ACT), entende-se por “habilitado”, o colaborador que conclui com aproveitamentoCondução de Empilhadores (formação com avaliação) uma ação de formação no respetivo equipamento. A emissão de certificado, neste caso, de manobrador de empilhador, deverá ser feita através da plataforma SIGO. O curso de formação de empilhadores de LTM responde a estes requisitos.

O empilhador é um equipamento rápido e de utilização fácil. Porém, pode tornar-se perigosa quando eu não o utilizo de acordo com as normas básicas de segurança e condução adequadas. Os acidentes que envolvem empilhadores poderão ter consequências severas para mim por se tratar de uma máquina móvel poderosa.

O condutor e o empilhador são uma equipa de trabalho a quem se exige eficiência e responsabilidade para garantir a sua segurança e a dos demais trabalhadores envolvidos. Os empilhadores estão implicados em 70% dos acidentes laborais nas empresas. A melhor forma de evitar acidentes é ter empilhadores seguros e condutores especializados.

Destinatários do Curso de Formação em Condução de Empilhadores.

O curso de formação de empilhadores intraempresas é direcionado a operadores, condutores e manobradores que realizem atividade de movimentação carga com diversos tipos de empilhadores. Por isso, o curso de formação de condução e/ou manobração de empilhadores incide sobre a análise das características técnicas dos equipamentos, regras de segurança e inspeções e verificações visuais.

Consequentemente, a componente prática do curso incide sobre a realização de manobras de movimentação e elevação de cargas.

Manobração de EmpilhadoresEstrutura da Formação de Condução de Empilhadores.

Este curso de formação de condução de empilhadores tem a duração de 8 horas. Com esta carga horária (mais usual), a formação dirige-se a Condutores / Manobradores de Empilhadores e equipamentos equiparados com experiência de Manobração e formação prévia. Assim sendo, a empresa poderá alocar até 12 formandos por turma. Geralmente, a primeira parte da formação é destinada à componente teórica, em contexto de sala. Por conseguinte, a segunda parte do curso à componente prática.

A vertente teórica do curso de formação de empilhadores tem a duração de 4 horas. Neste momento da formação são analisadas as características técnicas dos vários tipos de empilhadores: Regras de segurança, Inspeções e Verificações visuais.

A vertente prática do curso tem a duração também de 4 horas. Aqui, são realizados exercícios de manobração e condução do empilhador disponibilizado pela empresa. Por fim, são aplicadas de checklists de verificação prévia de segurança de empilhadores.

Algumas especificidades da Formação em Condução de Empilhadores

No entanto, a LTM também poderá executar esta ação, com diferentes cargas horárias, em função da exitência, ou não, de formação prévia na área e nível de experiência dos formandos.

Assim, em suma temos:

– 8 Horas: “Curso de Formação Empilhadores” para condutores/Manobradores de Empilhadores e equipamentos equiparados com experiência de Manobração e formação prévia;

– 16 Horas: “Curso de Formação Empilhadores” para condutores/manobradores de Empilhadores e equipamentos equiparados com pouca experiência de Manobração e sem qualquer tipo formação prévia nesta área;

– 25 Horas: “Curso de Formação Empilhadores” para condutores/manobradores de Empilhadores e equipamentos equiparados sem qualquer experiência de Manobração.

Convém ainda referir que os formandos deverão levar para a formação todos os EPI´s necessários para a condução do empilhador em segurança.

Finalmente, somente os trabalhadores com formação e treino adequados podem realizar a condução dos empilhadores. Para isto é necessário que o manobrador do empilhador:

– Possua formação que o habilita para condução de empilhadores;

– Esteja especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro.

Requisitos do Curso de Formação de Empilhadores

Para realização da componente prática do curso de formação de condução de empilhadores é necessário que a empresa disponibilize o equipamento. Neste sentido, será também necessário um local onde os formandos possam simular algumas manobras de condução.

Assim, para que o módulo prático da formação seja realizado de forma adequada é necessário que seja disponibilizado um local seguro e adequado à sua realização. Deverá estar devidamente delimitado e sem interferência de elementos externos à formação. Devem também ser disponibilizadas as máquinas, idealmente diferentes tipos de empilhadores, para que os formandos possam treinar as diversas funcionalidades e cenários. As máquinas disponibilizadas devem estar conformes com o DL 50/2005, sem qualquer tipo de avaria.

No período associado à COVID-19, importa salvaguardar um conjunto de regras para proteção de formandos, formador e organização cliente. São por isso estabelecidas Regras de Realização da Formação Presencial LTM em empresas, para Mitigação de Riscos Associados à COVID-19. No caso da formação de empilhadores, os exercícios práticos são realizados com luvas e após desinfeção do equipamento, por exemplo. Conheça outras regras através do link disponibilizado.

Objetivos do Curso de Formação de Manobração e/ou Condução de Empilhadores.

– Capacitar os colaboradores das empresas para a condução e manobração de empilhadores, aplicando as regras de condução/circulação e normas de segurança.

– Obedecer às regras gerais de movimentação de equipamentos e elevação de cargas, cumprindo as normas de segurança.

– Conhecer os equipamentos mais comuns, utilizados pelas empresas para proceder ao movimentação e elevação de cargas, incluindo verificações básicas.

– Implementar Práticas (Mais) Seguras na manobração e condução de Empilhadores.

– Redução do nº de incidentes com empilhadores.

– Aumento do Tempo de Vida do Equipamento.

– Identificar os principais componentes de um empilhador.

– Saber como funciona um empilhador, referindo os fatores de estabilidade.

Entregas:

– Manual do Formando.
Certificados de Formação (SIGO/DGERT).
– Dossier Técnico-Pedagógico.

Testemunho do Formador

Assista a um breve vídeo de um depoimento de um formador de condução de empilhadores de LTM.

Neste pequeno vídeo poderá ficar a conhecer os contornos do curso de formação de condução de empilhadores. Carga horária, conceitos, conteúdos e estrutura da formação e outras especificidades. Para além disto, o formador fala da sua experiência ao longo de cerca de uma década, enquanto formador de Segurança na Condução de Empilhadores.

O Curso de Formação Manobração de Empilhadores de LTM certifica os manobradores das empresas, nomeadamente, no que diz respeito às obrigações das empresas ao nível de manobradores de equipamentos (Decreto Lei 50/2005).

Em suma, a formação de LTM é certificada pela DGERT, tem avaliação e os certificados, para os formandos aptos, são emitidos na plataforma SIGO (plataforma nacional de registo de formação).

É chegado o momento de escolha da entidade formadora para executar o curso de Condução de Empilhadores.

Torna-se por isso essencial conhecer bem os conteúdos programáticos que irão ser abordados ao longo da formação.

Precisamente por essa razão, a LTM disponibiliza a ficha do curso de manobração e condução de empilhadores. Assim, poderá saber quais os objetivos gerais e específicos da formação. Para além disto, também ficará a saber quais os requisitos necessários para a realização do curso de empilhadores.