Take a Photo and Send a Message

O que é?

Trata-se de um evento empresarial comemorativo da segurança.

Take a Photo and Send a Message LTM

O objetivo desta atividade é levar os colaboradores a tirarem fotos instantâneas que remetam para a temática da Segurança. Pretende-se com este evento sensibilizar e formar todos os colaboradores, sem saírem do seu local de trabalho, não afetando assim a produtividade das suas tarefas.

É lançado o desafio para selecionar a melhor fotografia sobre Segurança e Bem-estar Organizacional, ou outro tema relacionado. Os colaboradores tiram uma foto, atribuem-lhe uma legenda, e afixam-na num painel. As fotos podem depois ser expostas nas áreas sociais ou em outros locais previamente definidos. Poderá ser definido um prémio para a melhor foto.

Contexto Organizacional

Este evento tem como objetivo a escolha prévia de um tema que queira ver abordado, para sensibilizar os colaboradores da sua empresa, tirando algumas fotos instantâneas para evidenciar diversos contextos, desde perigos no local de trabalho, não esquecendo determinados EPIs (equipamentos de proteção individual de segurança), situações inseguras, extintores obstruídos, sinalização de emergência, portas de emergência obstruídas.

Com este evento pode sensibilizar e formar todos os seus colaboradores, sem saírem do seu local de trabalho, não afetando assim a produtividade das suas tarefas.

Numa atmosfera empresarial em que já todos os colaboradores tiveram formação tradicional e estão certificados e habilitados para a realização de determinados trabalhos, como por exemplo Utilização de EPI’s, Combate a Incêndios, Socorrismo, Ergonomia e Movimentação Manual de Cargas, etc, o que realmente está em cima da mesa é o compromisso e a motivação para a segurança.

Para além do saber fazer, é preciso perceber o porquê de se fazer. De uma forma memorável e impactante, o Take a Photo and Send a Message, pode apresentar-se como uma excelente solução.

Como é operacionalizado?

É escolhido um determinado contexto, é tirada a fotografia e é atribuído um título.

Os contextos podem ser tão diversos como situações inseguras, extintores obstruídos, sinalização de emergência, portas de emergência obstruídas, etc. São disponibilizadas máquinas de fotografia instantânea com os respetivos filmes.

Esta iniciativa é dinamizada por 2 animadores nas datas definidas e de modo a assegurar a participação do máximo de colaboradores da empresa.

No final as fotos são expostas num painel e num local definido para o efeito.

Pretende-se que o evento seja conduzido de uma forma natural, sem pressão, ainda que sejam tiradas menos fotos.

Os animadores deverão ter um acompanhamento permanente de um interlocutor empresa.

Começa por ser dada uma volta pelas instalações, colocando os balões em locais estratégicos e que constituam possíveis situações de risco (junto de escadas, perto de extintores obstruídos, caminhos de circulação, máquinas em movimento, etc.).

Cada colaborador retira um cartão que sorteia um tema (EPIs, Proteção de Equipamentos, Trabalho em Equipa, Etc.). Pensam numa situação para tirar a foto e a foto é tirada pelo animador.

Podem ser tiradas fotos individuais ou fotos de grupo. A cada foto tirada deve ser atribuído um título curto a cada participante é entregue um pin ou um autocolante, como comprovativo de participação na atividade.

O animador recolhe e guarda todas as fotos tiradas. Durante os intervalos os animadores afixam as fotos no painel definido para o efeito. As fotografias ficam depois expostas para que todos as possam ver.

Resultados:

As empresas que já implementaram esta atividade, salientam a satisfação dos colaboradores a facilidade de implementação e o impacto causado com os principais resultados.