Tipos de Pontes Rolantes

Existem vários tipos de pontes rolantes consoante o tipo de trabalho que pretendemos levar a cabo. Por isso, em função do tipo de tarefa que queremos desempenhar, temos que saber quais os tipos de pontes rolantes mais adequadas.

Pontes rolantes são equipamentos compostos por três componentes essenciais: a viga, o carro e a talha. Esse conjunto integrado proporciona condições ideais e seguras para o transporte e movimentação de carga.

Na indústria é possível encontrar 3 categorias de pontes rolantes, que podem ser móveis ou fixas. A função da ponte rolante é movimentar cargas industriais grandes e pesadas, que não podem ser movidas facilmente de forma manual.

A ponte rolante é muito comum em indústrias do ramo metalúrgico, para o procedimento da fabrico do aço, e também em portos para transportar objetos do interior para o exterior dos navios ou em movimentação retro portuária.

Existem 3 tipos de Pontes Rolantes mais utilizadas:

A Ponte Rolante Apoiada Dupla Viga é um equipamento utilizado na movimentação de cargas, adequada para processos que exigem maiores habilidades e grandes alturas. Suporta até 50.000 kg com vão de até 25 metros.

Tipos de Pontes Rolantes: Apoiada Dupla Viga

– A Ponte Rolante Apoiada Univiga é um equipamento de movimentação de carga, usado em locais com pé direito alto e também quando o caminho do rolamento é inferior à altura da elevação necessária de trabalho. Também é útil para movimentação de peças de grandes dimensões ou efetuar movimentos peculiares de aplicações especiais.

Tipos de Pontes Rolantes: Apoiada Univiga

– A Ponte Rolante Suspensa Univiga é a solução ideal para ser utilizada em lugares onde não possam ser instaladas colunas de sustentação. Geralmente são instaladas em estruturas que suportem a carga.

Tipos de Pontes Rolantes: Suspensa Univiga