Diagnóstico e Gestão de Projeto Comportamentos Seguros
Quando abordamos um projeto de comportamentos seguros como um todo, não estando ainda definido o caminho a querer seguir, este inicia com um diagnóstico. São realizadas visitas aos locais, solicitados dados para posterior tratamento estatístico e definido um conjunto de medidas a ter sempre em vista no processo de atingir a excelência ao nível da segurança.
Num projeto de Comportamentos Seguros, são trabalhados os 4 eixos de mudança de forma interligada. Estes consistem essencialmente em:
Explicar o Processo de Mudança – Para mudar, devemos explicar às pessoas o que queremos atingir e como vamos atingir. Convencer a comunidade é critico quando o objetivo é atingir os zero acidentes;
Desenvolvimento de Competências – Não basta apontar o caminho e definir objetivos (convencer), sem que sejam transmitidas as competências técnicas para atingir esses objetivos;
Modelos de Liderança – A expressão “walk the talk” sintetiza o que é esperado dos líderes na evolução para uma cultura de segurança. Apenas com rotinas solidificadas é possível assegurar esse empenho a longo prazo;
Reforço Através de Mecanismos Formais – LTM monitoriza o processo de mudança com indicadores preventivos. Se queremos reduzir acidentes devemos colocar o foco em indicadores que antecedem esses acidentes.
Se a organização já tem bem definido o que pretende implementar em termos de medidas, esta fase de diagnóstico pode ser avançada, partindo diretamente para a formação de comportamentos seguros para que depois possam ser implementadas as iniciativas e rotinas.
Dados, Reuniões, Vision Zero
Cada organização tem o seu ponto de partida, mas o método para definir esse ponto de partida não pode ser único. Deve ser um método testado e que garanta que todos os ângulos de análise estão cobertos.
Após identificação dos pontos críticos com base em estatísticas, visitamos as instalações das empresas. Recolhendo casos e situações reais, para que as etapas seguintes sejam preparadas para esta realidade única.
Posteriormente reunimos com todos os departamentos com impacto na segurança do trabalho. Recolhemos a visão interna e diagnosticamos pontos de conflito.
Relatório Comportamento Seguros
O output desta fase inicial é um documento sintético com a análise de todos os pontos de onde podem resultar melhorias.
Na prática temos um ponto de partida, medidas de melhoria, que nos conduzem a um ponto de chegada.
Tentamos ser pragmáticos. Não propomos medidas inviáveis.
Caberá à empresa analisar as medidas propostas, apresentadas em reunião, e decisão sobre o que pode ou não avançar.