Diagnóstico e Gestão de Projeto Comportamentos Seguros

Modelo de Transformação Organizacional

A cultura de segurança de uma organização e a prioridade dada à prevenção no trabalho apresenta mudanças ao longo do tempo. Numa fase inicial o foco é a melhoria das condições de trabalho. São feitos investimentos em meios e processos para reunir as condições físicas e métodos adequados à realização do trabalho seguro. E agora? Como trabalhar os Recursos Humanos em prol da segurança?

Desenvolvimento de Competências

Um programa de segurança contempla necessariamente o desenvolvimento de competências das pessoas. Não basta apontar o caminho e definir objetivos (convencer), sem que sejam transmitidas as competências técnicas para atingir esses objetivos.

A formação é desenvolvida utilizando exemplos reais da própria empresa para que as pessoas se identifiquem e melhor se possam familiarizar com as questões de segurança que são abordadas. Todos dentro de uma empresa ou organização terão acesso a pelo menos um momento de formação.

Liderança e Promoção da Mudança

Os líderes, assumem um papel critico em qualquer processo de mudança.

Nos projetos Comportamentos Seguros a formação aplica-se em abordagem ‘top down‘, isto é, todas as etapas, incluindo a formação, iniciam-se no topo e descem a pirâmide hierárquica.

A formação Comportamentos Seguros pretende provocar a mudança, sendo acutilante na forma como expõe os casos de cada empresa.

Objetivos da Formação de Comportamentos Seguros

É expectável com esta formação que todos os integrantes sejam capazes de interiorizar diferentes formas de serem um agente ativo na evolução da segurança da organização onde operam.

Para isso, serão confrontados com situações reais ocorridas na empresa, discutindo em conjunto os motivos que levaram à sua ocorrência, bem como proposta de melhorias para que não voltem a ser uma realidade. É criada uma predisposição para a mudança.

A capacidade de realizar diagnósticos e aprender a ter um ponto de partida são valências que serão também trabalhadas de forma transversal.

A capacidade de realizar e participar em rotinas e iniciativas, sejam estas mensais ou semanais, será também um dos pontos chave da formação com foco em assegurar uma cultura de segurança de excelência a longo prazo.

Se o objetivo da sua organização é implementar de raiz um projeto de segurança comportamental que envolva toda a organização, existem diversas etapas a implementar. O projeto inicia-se pelo diagnóstico e posterior elaboração do relatório, seguido pela formação de comportamentos seguros, finalizando na implementação de diferentes rotinas e iniciativas.

É necessário um diagnóstico para determinar o ponto de partida e o ponto onde podemos ambicionar chegar, através das medidas a definir. Esta é a que consideramos Etapa 1 dos projetos Comportamentos Seguros.

Dados, Reuniões, Vision Zero

Cada organização tem o seu ponto de partida, mas o método para definir esse ponto de partida não pode ser único. Deve ser um método testado e que garanta que todos os ângulos de análise estão cobertos.

Após identificação dos pontos críticos com base em estatísticas, visitamos as instalações das empresas. Recolhendo casos e situações reais, para que as etapas seguintes sejam preparadas para esta realidade única.

Posteriormente reunimos com todos os departamentos com impacto na segurança do trabalho. Recolhemos a visão interna e diagnosticamos pontos de conflito.

Relatório Comportamento Seguros

O output desta fase inicial é um documento sintético com a análise de todos os pontos de onde podem resultar melhorias.

Na prática temos um ponto de partida, medidas de melhoria, que nos conduzem a um ponto de chegada.

Tentamos ser pragmáticos. Não propomos medidas inviáveis.

Caberá à empresa analisar as medidas propostas, apresentadas em reunião, e decisão sobre o que pode ou não avançar.