Responsabilidades e Exclusões Formação Interempresa
Os Termos e Condições de Prestação do Serviço de Formação em Formato Interempresas estabelecem um contrato entre a LTM Consultoria Lda, e os clientes que pretendem participar nas formações ministradas.
O contrato é válido desde o momento da inscrição até o término do período de acesso ao curso. No entanto, em caso de não pagamento da prestação inicial dentro do prazo definido, o contrato é imediatamente encerrado, sem que haja qualquer obrigação pecuniária para o formando.
A formação ministrada por LTM rege-se pelo Regulamento de Avaliação e Frequência (LTM Open) e pode seguir dois formatos distintos:
Cursos de Sensibilização e Prática:
- Estas atividades em e-learning permitem o contacto com técnicas e sua aplicação prática ou a sensibilização para alguns temas, sem que nos percursos formativos existam atividades de avaliação sistematizadas, pelo que é emitido Certificado de Presença exclusivamente em portal , naturalmente sem referência a qualquer nota, caso o requisito de assiduidade e realização de conteúdos seja cumprido.
Cursos de Formação Profissional
- O participante ao concluir o percurso formativo dento dos requisitos Assiduidade e com aproveitamento acede ao Certificado de Formação no portal de formação.
- Mensalmente LTM emite, via plataforma SIGO, Certificados de Frequência de Formação sujeitos a registo na Caderneta Individual (Passaporte Qualifica). Estes Certificados são enviados por email para os participantes.
O sistema de avaliação da formação tem diversos níveis, aqui somente são contemplados os aplicados.
Avaliação Formativa
- Ao longo da formação existem atividades que permitem, quer ao participante quer ao formador, avaliar em que medida os objetivos da ação de formação estão a ser atingidos quer pelo individuo quer pelo grupo.
Estas atividades podem ser de diversos tipos, designadamente; atividades assíncronas em portal de formação trabalhos individuais ou em grupo durante ou fora das sessões, resolução de casos em sessões de formação, etc. A conclusão destas atividades com sucesso pelo participante é um dos critérios para a conclusão da ação de formação e obtenção do respetivo certificado.
A avaliação formativa visa verificar se os objetivos da ação estão a ser atingidos e não valorizar o desempenho ou atribuir nota ao participante.
Avaliação Sumativa
- A avaliação sumativa só é aplicada aos cursos de formação profissional, não é aplicada aos cursos de sensibilização e prática. Segue uma escala de zero a cem depois convertida em escala de zero (0) a vinte (20) valores, em que os formandos com pontuação de dez (10) valores ou mais são considerados Aptos.
A formação em formato interempresas é realizada em instalações fornecidas pela LTM, e as inscrições são individuais, permitindo a participação de pessoas de diversas empresas. Os participantes têm acesso a informações detalhadas sobre os cursos, incluindo datas, horários e locais de realização.
As responsabilidades, direitos e deveres dos diversos intervenientes, incluindo a entidade formadora, o formador, o cliente e o formando, são claramente definidos. Por exemplo, a entidade formadora tem o dever de assegurar a proteção dos dados pessoais conforme a legislação em vigor.
Os dados pessoais cedidos pelos participantes têm por objetivos:
• Emissão dos certificados;
• Processamento interno para efeitos administrativos, estatísticos e avaliativos;
• Utilização para efeitos de auditoria, nomeadamente pelas entidades certificadoras e reguladores;
• Ações de divulgação e comerciais.