Formação Comportamentos Seguros

Preparação Formação de Comportamentos Seguros

Algumas empresas objetivam atingir um ponto superior em matéria de Segurança e Cultura de Segurança no Trabalho. Assumem que enquanto ativo mais valioso, os seus recursos humanos devem ter, e contribuir para um ambiente de trabalho seguro. Para alcançar este nível de maturidade em termos de cultura de segurança não basta investigar todos os acidentes e quase acidentes, comprar os melhores EPIs, avaliar máquinas e colocar barreiras de proteções nos equipamentos, etc. É também necessário agir sobre as pessoas e mudança comportamental.

A formação Comportamentos Seguros foi aplicada em dezenas de organizações e reuniu milhares de formandos. As dinâmicas estão perfeitamente testadas, sendo construídas com o método interrogativo.

A preparação é feita com exemplos concretos da organização cliente. Previamente à formação, recolhemos acidentes ocorridos, fotos de situações seguras e inseguras procedimentos de segurança e regras. O objetivo é que cada formando compreenda a aplicabilidade de todas as ferramentas no seu dia a dia.

Formação de Comportamentos Seguros

Ao longo da formação tentamos traduzir em temáticas concretas a evolução esperada para comportamentos futuros. Como podemos levar os formandos a assumir comportamentos seguros?

Todas as pessoas apresentam características únicas. Cada um destes pontos pode ser incorporado por cada pessoa de maneira distinta. Apresentamos de seguida a forma como cada um dos tópicos é apresentado em formação.

Um exemplo de exercício…

Aprender com o passado.

O David estacionou um empilhador bastante antigo num local, sabendo que o mesmo tinha fugas de óleo. Duas semanas depois, o José pegou no empilhador, para realizar tarefas adicionais no armazém. 2 dias depois, o Manuel ia a passar a pé, escorregou e caiu. Mais de 150 dias para casa de baixa!

Quem podia ter evitado o acidente?

Através da apresentação de casos, tentamos levar os formandos a aprender com o passado. Neste exemplo, pretende-se orientar a conclusão para o facto de um acidente ser uma consequência de causas. Não é relevante apurar de quem é a culpa, mas sim que os colaboradores entendam que qualquer 1 dos 3 interveniente poderia ter evitado o acidente.

Associamos isto a um efeito dominó, bastando apenas que 1 das peças seja retirada para que se evite o acidente.

Objetivos da Formação de Comportamentos Seguros

É expectável com esta formação que todos os integrantes sejam capazes de interiorizar diferentes formas de serem um agente ativo na evolução da segurança da organização onde operam.

Para isso, serão confrontados com situações reais ocorridas na empresa, discutindo em conjunto os motivos que levaram à sua ocorrência, bem como proposta de melhorias para que não voltem a ser uma realidade. É criada uma predisposição para a mudança.

A capacidade de realizar diagnósticos e aprender a ter um ponto de partida são valências que serão também trabalhadas de forma transversal.

A capacidade de realizar e participar em rotinas e iniciativas, sejam estas mensais ou semanais, será também um dos pontos chave da formação com foco em assegurar uma cultura de segurança de excelência a longo prazo.

Curso de Formacao Manobracao de Empilhadores