Formação Comportamentos Seguros

Preparação Formação de Comportamentos Seguros

Algumas empresas objetivam atingir um ponto superior em matéria de Segurança e Cultura de Segurança no Trabalho. Assumem que enquanto ativo mais valioso, os seus recursos humanos devem ter, e contribuir para um ambiente de trabalho seguro. Para alcançar este nível de maturidade em termos de cultura de segurança não basta investigar todos os acidentes e quase acidentes, comprar os melhores EPIs, avaliar máquinas e colocar barreiras de proteções nos equipamentos, etc. É também necessário agir sobre as pessoas e mudança comportamental.

A formação Comportamentos Seguros foi aplicada em dezenas de organizações e reuniu milhares de formandos. As dinâmicas estão perfeitamente testadas, sendo construídas com o método interrogativo.

A preparação é feita com exemplos concretos da organização cliente. Previamente à formação, recolhemos acidentes ocorridos, fotos de situações seguras e inseguras procedimentos de segurança e regras. O objetivo é que cada formando compreenda a aplicabilidade de todas as ferramentas no seu dia a dia.

Formação de Comportamentos Seguros

Ao longo da formação tentamos traduzir em temáticas concretas a evolução esperada para comportamentos futuros. Como podemos levar os formandos a assumir comportamentos seguros?

Todas as pessoas apresentam características únicas. Cada um destes pontos pode ser incorporado por cada pessoa de maneira distinta. Apresentamos de seguida a forma como cada um dos tópicos é apresentado em formação.

Um exemplo de exercício…

Aprender com o passado.

O David estacionou um empilhador bastante antigo num local, sabendo que o mesmo tinha fugas de óleo. Duas semanas depois, o José pegou no empilhador, para realizar tarefas adicionais no armazém. 2 dias depois, o Manuel ia a passar a pé, escorregou e caiu. Mais de 150 dias para casa de baixa!

Quem podia ter evitado o acidente?

Através da apresentação de casos, tentamos levar os formandos a aprender com o passado. Neste exemplo, pretende-se orientar a conclusão para o facto de um acidente ser uma consequência de causas. Não é relevante apurar de quem é a culpa, mas sim que os colaboradores entendam que qualquer 1 dos 3 interveniente poderia ter evitado o acidente.

Associamos isto a um efeito dominó, bastando apenas que 1 das peças seja retirada para que se evite o acidente.

Curso de Formacao Manobracao de Empilhadores