Manobração de Equipamentos: Cursos de Formação
Manobração de Equipamentos: o local de trabalho que envolva operação de equipamentos de grande porte está sempre repleto de perigos e possíveis acidentes, especialmente quando ligado a áreas como indústria, construção civil, energia, etc. Assim será sempre necessário haver esforços de maneira a minimizar os casos de acidente com condução de equipamentos, sendo um dos mais importantes e eficaz a formação e certificação dos seus manobradores e operadores. Isto trará um maior cuidado na realização das tarefas e maior eficácia na conclusão das mesmas.
Estes tratam-se de equipamentos rápidos e de fácil utilização, no entanto é prioritário que se mantenha a segurança do seu condutor, dos seus colegas e do ambiente de trabalho em que estes se encontram. Para isso é necessário que estes sejam utilizados nas condições ideais e manobrados por um trabalhador devidamente formado e instruído na condução destes equipamentos. Os acidentes com este tipo de equipamento poderão ter consequências severas para mim por se tratar de uma máquina móvel poderosa.
Legislação Aplicável
Conforme a Autoridade Para as Condições do Trabalho (ACT), entende-se por “habilitado”, o colaborador que conclui com aproveitamento (formação com avaliação) uma ação de formação no respetivo equipamento. A emissão de certificado deverá ser feita através da plataforma SIGO.
O curso de manobração oferecido pela LTM dá resposta à necessidade de cumprimento do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de Fevereiro, que indica que “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.”
Por isso, as formações oferecidas pela LTM na manobração destes equipamentos (grua, pá carregadora, retroescavadora e mini pá carregadora e multicarregadora telescópica) serão as formações ideais para a sua empresa e colaboradores.
Destinatários das Formações em Manobração de Equipamentos
A formações de manobração de equipamentos (grua, pá carregadora, retroescavadora e mini pá carregadora e multicarregadora telescópica) destina-se a operadores e manobradores profissionais que realizem movimentação de cargas no seu local de trabalho. Assim estas formações irão incidir na análise de todas as características técnicas destes equipamentos, bem como na sua utilização, regras e comportamentos de segurança, e inspeções visuais aos mesmos.
Consequentemente, a componente prática do curso incide sobre a realização de manobras de movimentação e elevação de cargas.
O que as empresas devem ter em consideração
As empresas ou estabelecimentos devem ter em consideração que existe uma necessidade legal na manobração destes e outros equipamentos equiparados imposta pelo Decreto-Lei n.º 50/2005 e que com isto se vêm na obrigação de frequência dos seus colaboradores em cursos de manobração de equipamentos, como Grua, Retroescavadora e Mini Pá Carregadora, Multicarregadora Telescópica e Pá Carregadora.
Ainda é de extrema importância a criação de uma cultura de segurança e predisposição para o trabalho seguro dentro da empresa e dos seus trabalhadores de maneira a evitar acidentes com os equipamentos em que existe formação e também em todos os outros, devido ao cuidado redobrado que os seus utilizadores passam a ter graças à mesma.
E por isto a formação em segurança, seja manobração ou autoproteção, é de alta importância em qualquer empresa no mercado.
Cursos de Manobração: Manobração de Gruas
A grua é um equipamento fulcral no seu ambiente de trabalho, que permite aos trabalhadores na obra a movimentação de cargas impossíveis de mover sem este equipamento, facilitando e agilizando bastante a obra em que se encontra.
Por isso é de alta importância que o manobrador da grua seja altamente formado e certificado, de maneira a garantir a segurança de ele mesmo e de todos os seus colegas de trabalho e ainda a boa execução da obra.
Este curso tem uma carga horária de 8 horas, em que metade corresponde a teoria e outra metade a prática, e será possível alocar 12 formandos por cada turma.
A vertente teórica deste curso de manobração de gruas tem a duração de 4 horas. Neste momento da formação são analisadas as características técnicas dos vários tipos de equipamentos: Regras de segurança, Inspeções e Verificações visuais.
A vertente prática do curso de manobração de gruas tem a duração também de 4 horas. Aqui, são realizados exercícios de manobração e condução do equipamento disponibilizado pela empresa. Por fim, são aplicadas checklists de verificação prévia de segurança de equipamentos.
Finalmente, somente os trabalhadores com formação e treino adequados podem realizar a condução dos equipamentos. Para isto é necessário que o manobrador:
– Possua formação que o habilita para manobração de gruas;
– Esteja especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro.
Cursos de Manobração: Manobração de Retroescavadora e Mini Pá Carregadora
A retroescavadora e a mini pá carregadora são equipamentos multifunções indispensáveis em qualquer obra ou local de trabalho em que se encontre, não só pelo fácil transporte de substâncias arenosas, mas também pela capacidade de escavação de vários tipos e limpeza de destroços e restos naturais.
A versatilidade e popularidade da retroescavadora e mini pá carregadora no mercado, seja Manitou, Bobcat ou outra, implicam a necessidade de formação por parte do manobrador.
Com esta formação de 12 horas, em que 6 dela tratarão da parte prática e as 6 restantes da parte prática, poderá formar até 12 colaboradores por turma, sendo sempre possível realizar mais do que 1 turma no mesmo curso.
Nas primeiras 6 horas da formação de Manobração de Retroescavadora e Mini Pá Carregadora serão analisadas as características técnicas dos vários tipos de equipamentos: Regras de segurança, Inspeções e Verificações visuais.
A vertente prática do curso de manobração de retroescavadora e mini pá carregadora tem a duração também de 6 horas. Nesta secção da formação serão realizados exercícios para atestar a condução e manobração destes equipamentos dos formandos. Por fim, são aplicadas checklists de verificação prévia de segurança de equipamentos.
Finalmente, somente os trabalhadores com formação e treino adequados podem realizar a condução dos equipamentos. Para isto é necessário que o manobrador:
– Possua formação que o habilita para retroescavadora e mini pá carregadora;
– Esteja especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro.
Cursos de Manobração: Manobração de Multicarregadora Telescópica
Não há obra que envolva movimentação de cargas pesadas que não necessite de uma multicarregadora telescópica dada a sua capacidade de levantamento de objetos de grande dimensão em altura.
Este equipamento capaz de substituir vários outros equipamentos, como pá carregadora, plataforma elevatória, empilhador e guindaste, por toda a sua versatilidade envolve um grau de precaução redobrado na manobração. Por isso a formação de Manobração de Multicarregadora Telescópica é de alta importância esquema geral da empresa.
Com uma carga horária de 12 horas, o curso de manobração de multicarregadora telescópica oferece 6 horas de teoria e 6 horas de prática com um máximo de 12 formandos por turma.
Durante as 6 horas teóricas deste curso de manobração de multicarregadora telescópica serão analisadas as questões técnicas deste equipamento, nomeadamente regras de segurança, inspeções e verificações visuais.
Ainda durante as 6 horas práticas serão realizados exercícios de manobração e condução da multicarregadora telescópica disponibilizada pela empresa e serão aplicadas checklists de verificação prévia de segurança de equipamentos.
Finalmente, somente os trabalhadores com formação e treino adequados podem realizar a condução dos equipamentos. Para isto é necessário que o manobrador:
– Possua formação que o habilita para manobração de multicarregadora telescópica;
– Esteja especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro.
Cursos de Manobração: Pá Carregadora
A pá carregadora, tal como a mini pá, é um equipamento com várias funções diferentes e essenciais a qualquer local de trabalho que envolva movimentação de materiais como areia, brita, terra, entulhos e minérios, nivelamento de terrenos e até pequenas escavações.
Isto torna-a um elemento fulcral a qualquer obra visto que é um equipamento extremamente versátil e potente, que apresenta excelentes resultados em áreas mais estreitas onde outros equipamentos não conseguiriam operar.
Este curso tem uma carga horária de 12 horas, em que metade corresponde a teoria e outra metade a prática, e será possível alocar 12 formandos por cada turma.
Seja a sua Pá Carregadora uma Bobcat, uma Manitou ou outra, esta é a formação ideal para si.
A porção de conteúdos teóricos da formação de pá carregadora terá a duração de 6 horas em que, neste momento, serão tratadas as questões mais técnicas acerca deste equipamento, ou seja, inspeções, regras de segurança e verificações visuais do mesmo.
Quanto à porção prática do curso de manobração de pá carregadora, esta terá a duração de 6 horas, onde se realizará exercícios de manobração e condução da pá carregadora disponibilizada pela empresa. Por último, serão aplicadas checklists de verificação prévia de segurança de equipamentos.
Finalmente, somente os trabalhadores com formação e treino adequados podem realizar a condução dos equipamentos. Para isto é necessário que o manobrador:
– Possua formação que o habilita para manobração de pá carregadora;
– Esteja especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro.
Cursos de Manobração: Dumper
Não há obra que envolva movimentação de areia, terra e materiais arenosos que não precise de um dumper para realizar este trabalho, especialmente quando estes materiais são em grande quantidade. Com uma capacidade de carga de várias toneladas, o dumper trata-se de um equipamento de alta importância no seu local de operação mas também de algum perigo associado ao seu condutor e restantes trabalhadores.
E para que esse trabalho seja feito em segurança serão necessários trabalhadores certificados em manobração de dumper, isto para evitar acidentes que ponham em risco o manobrador, os seus colegas e a obra no geral.
O curso de manobração de dumper terá a duração de 12 horas, metade destas serão questões teóricas e as restantes serão atividades práticas, havendo a possibilidade de alocar no máximo 12 colaboradores por turma.
Na sessão teórica de 6 horas deste curso de operador de dumper serão lecionadas as questão técnicas acerca do equipamento, sendo inspeções, verificações visuais do dumper e regras de segurança.
Na sessão prática de 6 horas realizar-se-ão exercícios de de condução e manobração de dumper, sendo este disponibilizado pela empresa. Por último, serão aplicadas checklists de verificação prévia de segurança de equipamentos.
Finalmente, somente os trabalhadores com formação em operação de dumper e treino adequados podem realizar a condução dos equipamentos. Para isto é necessário que o manobrador:
– Possua formação que o habilita para operação de dumper;
– Esteja especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro.
Cursos de Manobração: Perfuradora
A perfuradora, mesmo sendo uma ferramenta de função única, tem inúmeras aplicações, seja abertura de poços para extração de recursos naturais, a construção de fundações, a realização de furos para alojar cargas explosivas, a coleta de amostras do solo, entre outras. O tamanho de uma perfuradora pode variar consideravelmente desde máquinas enormes a ferramentas tão leves que podem ser transportados por uma pessoa.
Independentemente da sua única função, a operação de perfuradora pode ser uma trabalho complicado o que implica que, de maneira a manter a segurança do seu manobrador e colegas no local de trabalho, seja necessário que exista formação em manobração de perfuradora.
Com um máximo de 12 formandos por turma, o curso de operação de perfuradora oferece 6 horas de parte prática e 6 horas de parte teórica, prefazendo um total de 12 horas por turma.
Durante as primeiras 6 horas serão tratadas as questões técnicas acerca do equipamento, seja regras de segurança na operação da perfuradora, inspeções e regras de seguranças para a mesma.
Nas restantes 6 horas, ir-se-ão realizar exercícios de manobração e operação de perfuradora. Por último, serão aplicadas checklists de verificação prévia de segurança de equipamentos.
Finalmente, somente os trabalhadores com formação e treino adequados podem realizar a condução de perfuradora. Para isto é necessário que o manobrador:
– Possua formação que o habilita para manobração de perfuradora;
– Esteja especificamente habilitado para o efeito, nos termos do artigo 5.º e 32.º do Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro.
Requisitos das formações de Manobração de Equipamentos
Para realização da componente prática dos cursos de formação de condução de equipamentos (grua, pá carregadora, retroescavadora e mini pá carregadora e multicarregadora telescópica) é necessário que a empresa disponibilize o equipamento. Neste sentido, será também necessário um local onde os formandos possam simular algumas manobras de condução.
Assim, para que o módulo prático da formação seja realizado de forma adequada é necessário que seja disponibilizado um local seguro e adequado à sua realização. Deverá estar devidamente delimitado e sem
interferência de elementos externos à formação. Devem também ser disponibilizadas as máquinas para que os formandos possam treinar as diversas funcionalidades e cenários. As máquinas disponibilizadas devem estar conformes com o DL 50/2005, sem qualquer tipo de avaria.
Objetivos das Formações de Manobração de Equipamentos
– Capacitar os colaboradores das empresas para a condução e manobração destes equipamentos (grua, pá carregadora, retroescavadora e mini pá carregadora e multicarregadora telescópica), aplicando as regras de condução/circulação e normas de segurança.
– Obedecer às regras gerais de movimentação de equipamentos e cargas, cumprindo as normas de segurança.
– Conhecer os equipamentos mais comuns nas empresas para proceder ao movimentação de cargas, incluindo verificações básicas.
– Implementar práticas mais seguras na manobração e condução dos equipamentos durante o trabalho
– Aumento do tempo de vida do equipamento e diminuição da necessidade de manutenção dele
– Redução do nº de incidentes e possíveis situações de perigo no local de trabalho
– Identificar os principais componentes de cada equipamento.