Oficinas de Segurança

Oficinas de Segurança LTMOficinas de Segurança LTMOficinas de Segurança. Temas de Segurança no Trabalho.

Oficinas de Segurança. Eventos empresariais.

O que é?

Esta atividade é entregue de uma de duas formas:

Enquanto evento, associado a prémios, animações gráficas…

Enquanto formação, habitualmente com cargas de formação que ocupam um dia por trabalhador.

É um dia com um conjunto de atividades que reúne todos os colaboradores da empresa para assinalar temáticas relacionadas com segurança.

Temáticas estas que serão escolhidas pela empresa (Primeiros Socorros, EPI’s, Ergonomia e Movimentação Manual de Cargas).

Reforçar multi temáticas de segurança com envolvimento alargado de colaboradores e baixas cargas de formação;

Com dinâmicas que para além da formação técnica, promovem a cultura da mesma.

Contexto Organizacional

Enquanto evento de “Oficinas de Segurança” pode ser aplicado em diversos contextos:

Comemoração do dia da segurança da empresa;

Celebração de um dia festivo (aniversário da empresa, comemoração de um marco especial);

– Motivação e sensibilização para temas escolhidos pela empresa relacionados com segurança.

Esta atividade é uma excelente oportunidade para envolver todos os colaboradores da empresa, promovendo uma cultura de segurança dentro da organização, ao mesmo tempo que se pretende uma forte sensibilização para estas questões. Este formato diferente da formação tradicional, em contexto de sala, no qual impera um modelo predominantemente expositivo, permite um maior envolvimento e compromisso dos colaboradores para os assuntos relacionados com a segurança na sua atividade profissional, já que os métodos utilizados nestes eventos colocam o colaborador/formando no centro da ação, chamando-o a participar.

Por outro lado, pode apresentar-se como uma solução bastante validade quando se pretende num curto espaço de tempo (1 dia) assegurar a reciclagem de vários temas da segurança e a um número elevado de colaboradores, promovendo a sensibilização dos colaboradores para a temática de segurança utilizando métodos diferenciadores.

 Como é operacionalizado?

Esta dinâmica exige a criação de grupos, visto que é um evento para muitas pessoas. Esta divisão pode ser feita previamente, com atribuição de cores a cada grupo, ou no local, por exemplo, com a entrega aleatória de cartões com cores, que identificam os grupos.

São destacados vários dinamizadores em simultâneo. São abordados vários temas de segurança divididos em diferentes oficinas (Primeiros Socorros; Técnicas de Prevenção e Combate a Incêndios; Riscos e Prevenção no Local de Trabalho, Ergonomia, etc.).

Pretende-se assegurar o refresh de conhecimentos teórico-práticos em áreas chave da segurança, mas num ambiente diferente daquele que é o ambiente tradicional de formação. Sensibiliza os colaboradores para as temáticas da segurança. Permite que os participantes reciclem conhecimentos, ao mesmo tempo que disfrutam da experiência de um dia de aprendizagem diferente, num formato de evento de segurança, na companhia dos seus pares. Cada oficina terá um dinamizador LTM. Este dinamizador será quem vai orientar a atividade, explicar a tarefa a ser executada, sob as orientações que forem previamente definidas.

Cada colaborador passará por cada uma das oficinas, e realizará a dinâmica proposta.

Resultados:

Para as empresas destacam-se a curta duração das atividades e a execução em formatos compactos de treino obrigatório.

Os participantes relatam a surpresa e o agrado com as metodologias diferenciadas e inovadoras.