Suporte de Básico de Vida Adulto (INEM)

A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55 a 113 pessoas /100.000  habitantes, estimando-se entre 350.000 a 700.000 indivíduos afetados por ano só na Europa. A análise efetuada aos equipamentos de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) de vítimas com um incidente arrítmico (Fibrilhação Ventricular) na base das situações de paragem cardiorrespiratória. Desta análise conclui-se que a rápida atuação de quem presencia a PCR é fundamental neste momento crítico, sendo que a atuação para a resolução da situação deverá ser enquadrada pela designada Cadeia de Sobrevivência.

Curso com acreditação INEM destinado a profissionais de saúde e leigos, no qual são abordados temas como “Cadeia de Sobrevivência”, “Riscos para o Reanimador”, “Algoritmo de SBV”, “Posição Lateral de Segurança” e “Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea”.

Procurando a contínua melhoria da formação que prestamos, obtivemos em Julho de 2017 a acreditação por parte do INEM do curso de Suporte Básico de Vida.

A rápida atuação de quem presencia uma paragem cardiorespiratória pode salvar vidas. LTM desenvolve ações de formação para empresas, promovendo o desenvolvimento desta capacidade de atuação.

A Formação tem a duração de 4 horas (1 dia) e possui um limite máximo de 6 formandos por turma.

Objetivos:

  • Adquirir competências que permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR).
  • Compreender o conceito da cadeia de sobrevivência.
  • Identificar os riscos potenciais quer para a vítima quer para o reanimador.
  • Saber reconhecer uma vitima em PCR.
  • Saber ativar os serviços de emergência médica numa situação de PCR.
  • Compreender o conceito e os procedimentos para executar manobras de suporte básico de vida.
  • Saber como e em que situações se coloca uma vitima em PLS.
  • Identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar de forma adequada as manobras de desobstrução.

Entregas:

  • Manual do Formando
  • Certificados de Formação (SIGO/DGERT)
  • Dossier Técnico-Pedagógico.

Formação obrigatória para empresas em Socorrismo, Suporte Básico de Vida, Combate a Incêndios e Evacuação (Lei 102/2009)

Lei 102/2009 define que o empregador deve formar, em número suficiente, tendo em conta a dimensão da empresa e os riscos existentes, os trabalhadores responsáveis pela aplicação das medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores.

Depreende-se deste ponto (artigo 20º da lei 102/2009) a obrigatoriedade de formação em Socorrismo, Combate a Incêndios e Evacuação.

A formação de LTM responde a estes requisitos. Conheça o conteúdo dos cursos ou coloque-nos questões adicionais que queira ver respondidas através dos nossos contactos ou chat.

OBTER PROPOSTA