Tipos de Plataformas Elevatórias

As plataformas elevatórias são utilizadas em todos os tipos de trabalho em altura, desde uma troca de lâmpada até na montagem de plantas industriais. Atualmente, três tipos de plataformas elevatórias são mais habitualmente utilizadas: articulada, tesoura e telescópica.

As plataformas elevatórias são uma importante ferramenta utilizada para trabalhos em altura, por trabalhadores que realizam serviços de manutenção em fábricas, armazéns ou em ambientes externos. A utilidade que estes equipamentos de elevação oferecem é bastante significativo, e por isso, quando pensamos na melhor forma para a execução de trabalhos em altura é importante conhecer os todos os tipos de plataformas elevatórias e as suas especificidades técnicas.

As plataformas elevatórias, também conhecidas como plataformas aéreas, existem para facilitar a execução de trabalhos em altura de forma segura e confortável para o operador. Existem outros equipamentos que também são utilizados para trabalhos em altura, como escadas e andaimes, mas as plataformas elevatórias são a opção mais segura e multifacetada para este tipo de situações. Além disso, estes equipamentos de elevação proporcionam uma maior mobilidade, o que facilita bastante a realização deste tipo de trabalhos.

Descarregue uma checklist de verificação prévia de segurança de plataformas elevatórias

Conheça as principais diferenças e aplicações de cada uma:

Plataforma do tipo tesoura

Tipos de Plataformas Elevatórias: tesoura

A plataforma tipo tesoura é ideal para trabalhos que necessitam de pouco alcance e altura, mas bastante espaço de trabalho e maior capacidade de elevação. Este modelo oferece uma área de trabalho maior para o operador e, geralmente, permite trabalhar com cargas mais pesadas. As plataformas elevatórias tesoura podem trabalhar em ambientes fechados e abertos e em diversos terrenos.

Plataforma do tipo articulada

Tipos de Plataformas Elevatórias: articulada

A plataforma articulada é a opção adequada para trabalhos em pontos elevados e de difícil acesso. As suas lanças permitem grande alcance lateral, possibilitando atingir sítios de grande altitude, contornando obstáculos, máquinas e outros equipamentos acomodados no local.

Ideais para trabalhos em espaços exteriores, as plataformas elevatórias do tipo articuladas atingem alturas de trabalho de até 43 metros, com maiore velocidade de deslocação e elevação, além da boa manobrabilidade em qualquer terreno. A plataforma elevatória do tipo articulada é recomendada para obras industriais, de construção, manutenção, de aeronaves, entre outros.

Plataforma do tipo telescópica

Tipos de Plataformas Elevatórias: telescópica

A plataforma do tipo telescópica é dotada de uma lança telescópica que permite um acesso direto e rápido à zona de trabalho. A sua utilização é ideal para trabalhos que exigem alcance máximo, na horizontal e na vertical. Apesar de não possuir articulações, a plataforma elevatória telescópica oferece maior alcance do que as plataformas elevatórias articuladas.

A plataforma telescópica é um equipamento próprio para manutenções, instalações elétricas ou qualquer outro trabalho em altura de até 41 metros. É ideal para utilizações em galpões, armazéns, fábricas, centros comerciais, construção civil, portos e aeroportos.

Qual é o seu tipo de plataforma elevatória? A formação LTM ajusta-se aos diversos tipos de equipamentos. Descarregue gratuitamente o conteúdo programático do nosso curso.

Algumas empresas contratadas por outras, esporadicamente, procedem ao aluguer de plataformas elevatórias para realização de trabalhos que envolvem a manobração, condução ou manuseamento do equipamento.

Neste caso, a empresa subcontratada que aluga a plataforma elevatória para a prestação do serviço externo também está obrigada a dar formação aos seus colaboradores para que possam estar “habilitados” a manobrar a plataforma.

Desta forma, a empresa fica ressalvada ao nível do cumprimento dos requisitos legais contemplados no Decreto-Lei 50/2005.

Também empresas que subcontratam trabalhadores para trabalhos temporários ou provisórios que implicam o aluguer e consequente utilização de plataformas elevatórias, necessitam de providenciar formação a esses mesmos colaboradores, para que estes estejam devidamente certificados para executar trabalhos de manobração de plataformas elevatórias.

A formação em manobração, condução ou manuseamento de equipamentos de trabalho, tais como plataformas elevatórias é uma das ferramentas fundamentais na prevenção dos riscos profissionais resultantes da sua utilização.

Não só é considerado uma ferramenta preventiva, mas também como um direito do trabalhador e uma obrigação por parte do empregador.

Assim, o empregador deve garantir que cada trabalhador recebe formação teórica e prática adequada. A formação deve ser focada especificamente no trabalho ou função de cada trabalhador.

O empregador deve ainda assegurar que os trabalhadores recebem formação adequada e informações sobre os riscos decorrentes da utilização de equipamentos de trabalho, bem como sobre as medidas preventivas e de proteção a adotar. Os trabalhadores devem receber uma formação específica adequada.

Regressar à página do curso de Manobração de Plataformas Elevatórias