Manobração de Plataformas Elevatórias
Qualquer trabalho que envolva a elevação de cargas e/ou pessoas, com recurso a manobração de plataformas elevatórias, deve ser realizada apenas por colaboradores com formação específica para isso. Isto é referido no Decreto-Lei 50/2005, designadamente sobre condução e manobração em segurança. Isto será imprescindível para garantir a segurança dos manobradores e dos seus colegas e ainda a integridade de todo o local de obra.
Conforme a Autoridade Para as Condições do Trabalho (ACT), entende-se por “habilitado”, o colaborador que conclui com aproveitamento (formação com avaliação) uma ação de formação no respetivo equipamento. A emissão de certificado, neste caso, de manobrador de plataformas elevatórias, deverá ser feita através da plataforma SIGO. O curso de formação de empilhadores de LTM responde a estes requisitos.
Destinatários do Curso de Formação em Condução de Plataformas Elevatórias.
Este Curso de Formação é dirigido a Condutores, Manobradores ou Operadores de Plataformas Elevatórias. Formação para trabalhadores que operam com diversos tipos de plataformas elevatórias, em ambiente de armazém ou produção. Inclui normas de segurança.
Pretende-se com dotar os colaboradores das empresas de competências necessárias para realizarem trabalhos de operação de plataformas elevatórias, adotando comportamentos seguros.
A formação em operação de plataformas elevatórias tem a duração de 8 horas. Este curso de formação contempla uma componente teórica e uma forte componente prática. Possui limite máximo de 12 formandos por turma.
A vertente teórica do curso tem como objetivo dotar os manobradores de competências ao nível do “know-why” da operação das plataformas elevatórias, incluindo normas de segurança.
A vertente prática da formação na operação de plataformas elevatórias inclui exercícios práticos. Simulação de manobras em segurança e aplicação de checklists de verificação prévia de segurança de plataformas elevatórias.
Requisitos da Execução do Curso de Formação de Manobração de Plataformas Elevatórias.
O curso de Plataformas Elevatórias será ministrado nas instalações do cliente e com os equipamentos disponibilizados por este. Desta forma, acreditamos que os formandos retirarão maior proveito da formação. Isto porque, irão manobrar os equipamentos com as quais trabalham diariamente.
A plataforma elevatória a utilizar na componente prática da formação deve possuir certificado de conformidade válido e marcação CE. Deve estar disponível o respetivo manual do equipamento em língua portuguesa.
Os formandos deverão levar para a formação todos os EPI´s necessários para manobrar a plataformas elevatória. Colete de sinalização, calçado e capacete de segurança, luvas de proteção.
Para operadores que apresentem mais dificuldades na Manobração, Manuseamento e Operação das Plataformas Elevatórias, o curso de formação deverá ser complementado com processo de coaching individual.
Objetivos do Curso de Formação de Manobração e/ou Operação de Plataformas Elevatórias.
– Capacitar os formandos para a implementação de práticas mais seguras na manobração, manuseamento e operação de Plataformas Elevatórias.
– Reduzir o numero de acidentes e/ou incidentes causados pela manobração de plataformas elevatórias.
– Aumentar a produtividade da utilização das plataformas elevatórias.
– Dotar os manobradores de conhecimentos e princípios associados ao manuseamento e operação de plataformas elevatórias e condições de segurança.
– Reforçar a autonomia técnica no desempenho da função.
Entregas:
– Manual do Formando Digital.
– Certificados de Formação (SIGO).
– Dossier Técnico-Pedagógico.
Mais informação.
O Curso de Formação de Plataformas Elevatórias de LTM certifica os manobradores ou condutores das empresas, nomeadamente, no que diz respeito às obrigações das empresas ao nível de manobradores de equipamentos (Decreto Lei 50/2005).
A formação de Plataformas Elevatórias combina métodos expositivos e práticos. Contempla uma componente teórica com informações sobre riscos, regras e segurança, assim como uma forte componente prática. Esta última componente do curso de plataformas elevatórias assenta na execução de treino prático, com simulação de exercícios, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da componente teórica.
São várias as situações de risco na operação e condução com plataformas elevatórias. Por isto, é extremamente importante o operador deste equipamento conhecer e cumprir todas as normas de segurança recomendadas para este serviço. O objetivo será o de minimizar tanto quanto possível a ocorrência de um acidente envolvendo esta operação.
Em suma, a formação de LTM é certificada pela DGERT, tem avaliação e os certificados, para os formandos aptos, são emitidos na plataforma SIGO (plataforma nacional de registo de formação).
Deste modo, este curso de formação responde à necessidade de cumprimento do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de Fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.”
Concluída a formação de plataformas elevatórias com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.
Caso tenha colabores a realizarem trabalhos em altura recorrendo a outros tipos de equipamentos, poderá ter interesse em verificação a formação de Trabalhos em Altura.